Doutor Responde
Login

Psiquiatria da Infância e Adolescência

Também conhecido como

Psiquiatria da Infância - Psiquiatria da Adolescência - Psiquiatria Infantil - Psiquiatria do Adolescente - Pedopsiquiatria

Ver mais

Perguntas respondidas

Meu filho toma risperidona. Trata com psicólogo, fono, neuro. Mas não respeita regras ou um não responde, questiona, mas com os outros de fora é diferente.
  • Infelizmente, sem conhecer os detalhes do caso de seu filho, não há como opinar se algum profissional não está sabendo ajudar ou, simplesmente, se trata de um caso resistente ao tratamento e o quanto a família também está tendo dificuldades de lidar com a criança/adolescente e precisaria ser devidamente orientada. Consulte, também, um psiquiatra com experiência em crianças e adolescentes, pois poderia dar uma segunda opinião sobre algo que os outros profissionais não tenham percebido.

    0
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Meu filho tem 6 anos. Teve uma convulsão por abstinência de drogas com 6 meses, usou "galeria" durante 2 anos. Com 4 anos mudou de comportamento, agressivo com dificuldades de obedecer. Só que fora de casa se mostra obediente e educado. Tô preocupada
  • Se fora de casa se mostra obediente e educado, isto mostra que ele consegue ser obediente e educado, dependendo do contexto. Possivelmente, a família poderia ser orientada sobre estratégias comportamentais que ajudassem a obter mais colaboração da criança.

    0
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Minha filha de 11 anos, está com um quadro bem acentuado de tricotilomania. Tentei psicologia, mas ela não gosta e não se dispõe. É interessante tratamento medicamentoso? O quadro dela piorou após a morte do pai.
  • Sim. O tratamento da ansiedade ou até mesmo de um possível quadro depressivo vai melhorar a tricotilomania.

    0
    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
  • Não há tratamento medicamentoso específico para tricotilomania. Existem alguns estudos sugestivos de que a n-acetilcisteína, a olanzapina e a clomipramina possam ser úteis, mas sua metodologia não é suficientemente boa para que se possa recomendar seu uso de rotina. Assim, o tratamento de primeira opção continua sendo a abordagem cognitivo-comportamental - há várias técnicas que são utilizadas, com o mapeamento dos estímulos que funcionam como "gatilhos" e os que funcionam como reforçadores e, com base nisto, controle de estímulos, aprendizado de respostas alternativas e mesmo algumas técnicas aversivas podem ser úteis. Além disto, em crianças, a abordagem psicoterápica é sempre mais indicada, porque estudos em crianças, na maioria dos psicofármacos, são mais raros que em adolescentes e adultos.

    0
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br